Nascimento do Tom

Por Fernanda de Carvalho| Fotos Lela Beltrão
27 de setembro de 2016

Domingo (25/09/2016) – 40 semanas + 1 dia

Apesar de ter amado cada momento da gravidez sentia que já era a hora de te conhecer, Tom. Passei o dia revendo fotos desses 10 meses e já sentindo saudades da minha barriga cheia de vida. Fiz uma longa caminhada pelo bairro, fui a um churrasco de aniversário, comi baião de dois, e no final do dia, em casa, pedi por sua chegada.

Segunda-feira (26/09/2016) – 40 semanas + 2 dias

Primeira segunda-feira em casa, longe do trabalho. Um dia inteiro pra realizar algumas vontades da grávida na prorrogação. Seu pai tinha uma apresentação importante às 10h00, mas sabia que a qualquer momento daquela semana você poderia vir. Decidi te dar uma ajudinha e me arrumei para uma caminhada.
11h30 – um pouco antes de sair, recebo uma ligação da minha serena doula (Thati Menendez). Ela queria saber como estávamos. Como de costume, você estava bem animado e mexilhãozinho. Ao me despedir, percebo que a bolsa havia acabado de romper. Imediatamente confirmei com nossa anjo/parteira (Letícia Ventura) que aquele líquido era do rompimento e a aparência clara nos deixou tranquilos e animados. Sushi a caminho!
Seu pai veio correndo pra casa trazendo milhos para realizar meu último desejo de grávida: um curau.
14h00 – comecei a sentir leves cólicas. O clima em casa era de festa! Arrumamos sua cama, lavamos roupa e fizemos o curau entre uma contração e outra.
18h00 – as cólicas se intensificaram. Seu pai me fazia massagem a cada início de dor.
21h00 – nossa doula chegou trazendo serenidade e um bocado de incenso. As contrações estavam evoluindo rapidamente e o único pensamento era de que só com elas poderíamos nos conhecer.

Terça-feira (27/09/2016) – 40 semanas + 3 dias

01h00 – as contrações estavam cada vez mais intensas e ritmadas. O combo bola, chuveiro e vocalização realmente ajudavam aliviar a dor. Vômito e tampão. Eu estava entregue.
03h30 – nossa parteira apareceu para me tirar do chuveiro e falar o que mais queria ouvir naquele momento: “você está com 9 de dilatação e o batimento do Tom está lindo!” Faltava muito pouco. Não conseguia acreditar que tinha conseguido chegar até ali sem nenhuma analgesia ou intervenção. Pedi que só me deixassem desistir se ocorresse algo que pudesse comprometer nossa saúde. Desde o começo sabia que para ter você no nosso lar eu teria que me entregar à dor. O suporte que tive do seu pai e da nossa equipe de mulheres fodas foi fundamental para manter a calma.
04h00 – nossa segunda parteira (Paula Leal) havia chegado. Uma piscina inflável foi montada rapidamente na sala.
05h00 – A água morna, os olhares atentos e motivadores me davam a força que eu precisava onde o cansaço sobrava. O temido e aguardado expulsivo tinha começado. Pensei em desistir mas sabia que faltava pouco. Na minha cabeça só havia um pensamento: você sabe nascer e eu sei parir. Força. Coroou. Seu cabelo já aparecia na água. Foi realmente a dor mais forte que senti durante todo o trabalho de parto.
05h40 – mais uma força e você veio. Os olhos de passarinho debaixo d’água e a dor que instantaneamente teve fim. Nascemos ali, no macuquinho, junto com o Sol e com seu pai nos abraçando. Foi o nascimento de um bebezuco cheio de vida e uma mãe transbordando amor e medos. Um pacotinho de vérnix pesando 3,185 kg e medindo 48,5 cm estava em meu colo mamando nos seus primeiros minutos de mundo, depois de quase 16 horas de bolsa rota, num parto respeitoso, sem intervenções e no calor da nossa casa. Nas horas seguintes, fomos cuidados com todo amor pela nossa equipe querida que só foi embora quando nós três ficamos confortáveis para o nosso primeiro sono juntos. Parir é natural e é transformador. Parir você, Tom, foi um sonho bom.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: